Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural

Função

Efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais; Exercer o controle orçamentário no âmbito da Secretaria; Planejar e executar programas e atividades que visem o desenvolvimento econômico do Município, especialmente relacionado ao meio ambiente, indústria e comércio; Promover atividades de combate à poluição dos cursos de água do Município;

Promover a construção de parques, praças, jardins públicos, tendo em vista a estética urbana e a preservação do ambiente natural; Administrar os parques e jardins do Município; Promover a arborização dos logradouros públicos; Organizar e desenvolver uma Política de Meio Ambiente no Município; Promover em conjunto com o órgão Federal (IBAMA) e Estadual (FEMA/MT) um programa de desenvolvimento sustentável; Criar normas para preservar o Meio Ambiente, na instalação e funcionamento das indústrias e atividades comerciais;

Organizar e desenvolver a Política Urbana do Município com o objetivo de ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana; Desenvolver, juntamente com os competentes órgãos educacionais municipais e regionais, programas que visem reeducar e orientar a comunidade acerca das questões ambientais, fomentando o interesse e o conhecimento em referida área; Desenvolver políticas municipais de recuperação e manutenção das áreas de proteção permanente e de mananciais, não permitindo sua degradação;

Implementar projetos e programas ambientais no município, colaborando, dentro de sua esfera de competência, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional; Planejar e executar programas e atividades nas áreas de agricultura e pecuária; Incentivar o associativismo e cooperativismo para desenvolvimento das atividades de agricultura e pecuária; Desenvolver programas de assistência técnica aos produtores rurais e pecuaristas do Município; Auxiliar o Prefeito Municipal na coordenação das ações e elaboração de políticas públicas referentes ao Abastecimento; Desenvolver políticas municipais de abastecimento, visando o adequado funcionamento do sistema de distribuição e comercialização de alimentos; Planejar e coordenar ações sociais de combate à fome; Gerenciar e fiscalizar os recursos públicos oriundos de repasses de verbas púbicas, elaborando as respectivas prestações de contas.

Equipe:

Gerente de Indústria e Comércio

Willie Douglas Martes Ferreira

E-mail: sad@araputanga.mt.gov.br

Técnica Florestal

Milaine Gonçalves Alcântara e Adriani

E-mail: sad@araputanga.mt.gov.br

Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal - SIM

Morghana Pires de Arruda Albuquerque

E-mail: sim@araputanga.mt.gov.br

Willie Douglas Martes Ferreira

Funcionário de Carreira da Prefeitura de Araputanga, concursado no Cargo de Técnico Florestal na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, desde o ano de 2012.

Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, desde Janeiro de 2021.

Formação: 1- Nível Médio Técnico: Técnico Florestal.
2- Curso Superior: Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte  do Paraná.
3- Pós Graduação: Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental - Universidade Norte do Paraná.
4- Bacharel em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP.
Título do Trabalho de Conclusão de Curso: " O processo de Regularização Fundiária dos Assentamentos Rurais do Vale do Jauru".
5- Pós Graduação Direito do Trabalho Faculdade Venda Nova do Imigrante.
6- Atualmente cursando pós graduação em Direito Agrário.

SENAR, PREFEITURA DE ARAPUTANGA E SINDICATO RURAL REALIZAM MUTIRÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DE FARINÓPOLIS

O SENAR/MT em parceria com a Prefeitura de Araputanga e Sindicato Rural realizou nesta terça-feira dia (02), um Mutirão Rural na comunidade de farinópolis.

1ª Festa do Leite de Araputanga

Festa do Leite de Araputanga será realizada nos dias 22 e 23 de julho, com show nacional de Brenno Reis e Marco Viola. Venham conhecer a alta qualidade genética do rebanho leiteiro que fomenta a economia de Araputanga e região Oeste...